top of page

MATERIAIS ACÚSTICOS

PAINÉIS ACÚSTICOS

São fundamentais para uniformizar a percepção sonora de diversas frequências no ambiente interno. Podem ser fabricados em lãs de alta densidade (lã de rocha ou lã de vidro), com acabamento em tecido ortofônico; a lã em seu interior caracteriza-se por ser mais densa que espumas acústicas, sendo, por conseguinte, mais vantajosas. Contam com o propósito de controlar o tempo de reverberação do som no ambiente interno, diminuindo as reflexões sonoras – as quais ocorrem com maior facilidade em superfícies lisas, de forma a proporcionar sons mais claros e distinguíveis ao ouvido humano – evitando, também a reprodução de sons atrasados.
science_weekv2_LR.gif
Dessa maneira, cabe ao material absorvente de alta densidade (lã de rocha), presente no interior do painel, absorver o calor decorrente da energia da onda sonora. Com isso, ao absorver a energia gerada por essa onda, o painel evita que as ondam retornem para a fonte ou reflitam pelas superfícies de vedação do espaço.
          
Logo, percebe-se que tais elementos devem ser aplicados em ambientes muito reverberantes, ou seja, espaços que apresentam superfícies muito lisas e, consequentemente, muitas reflexões.

TIPOS DE LàDE ROCHA

AkothermCloseUp_MNC_Header.jpg
Os materiais que compõe painéis acústicos são: lã de rocha de alta densidade, MDF para vedação, estrutura em madeira de pinus e revestimento em tecido ortofônico. O último, no que lhe diz respeito, identifica-se como um tecido que possibilita passagem ao som gerado, isto é, não se estabelece como uma barreira; assim, as ondas sonoras podem atravessá-lo para serem absorvidas sem abafar o som produzido em um dado ambiente.
Vantagens:
  • Colaboram para manter a temperatura ambiente;
  • Apresentam vantagens estéticas (cor e acabamento);
  • Instalação fácil e flexível – podem ser pendurados ou parafusados;
  • Contam com maior custo benefício;
  • Podem ser customizáveis;
dipole.gif

PAINEL ACÚSTICO COM APELO ESTÉTICO

Baux-4.jpg
ConcernedNegativeGuanaco-size_restricted
rmp_ray2b.gif
Esse material, fabricado a partir de poliuretano poliéster flexível, tem como objetivo alcançar o conforto acústico no interior de ambientes fechados por meio de redução de ruídos indesejados e ajuste da reverberação do som. São ideais para ambientes que necessitam absorver o som gerado excessivamente, sendo exemplos disso: bares, estúdios de gravação, teatros, auditórios, salas de home theater, call-center e templos religiosos.

ESPUMA ACÚSTICA

Vantagens:
  • Instalação superficial de fácil aplicação;
  • Não exige acabamentos finais para cumprir como o objetivo de absorção sonora; todavia, não apresentam qualidade estética;
  • Elimina ruído de fundo e eco dos espaços na qual é aplicada;
  • Evita interferências de ruídos e conversas paralelas;
  • Equaliza a reverberação do som, possibilitando, com isso, sons mais perceptíveis;
  • É um material combustível, contudo, pode ser auto extinguível, isto é, não inflamável, quando recebem tratamento a base de tinta retardante de chamas;
  • Apresenta colorações diferenciadas.

MODELOS DE ESPUMA ACÚSTICA

9bba1bee953d00f66616c5cabec5e2e4.gif
ConcernedNegativeGuanaco-size_restricted

VIDRO INSULADO

Esse elemento conta com aplicações temoacústicas, proporcionando, em vista disso, isolamentos ao ambiente interno, garantindo conforto quanto à temperatura e à percepção sonora. Logo, o sistema é composto por duas camadas de vidro (de tipos diferentes) intermediada por uma camada de ar ou de gás desidratado; além disso, conta com um “hidrossecante” interno, responsável por evitar a entrada de vapor d’água e, assim, garantir que o vidro não se embace. A montagem do sistema é finalizada com a “dupla selagem”, imprescindível para evitar trocas gasosas com a atmosfera e para proporcionar estabilidade ao modelo.
tamco-sound-insulation-revised.gif
Os vidros empregados nesse sistema podem ser: temperado, laminado, colorido, incolor, metalizado e de baixa emissividade, sendo interessante articular propriedades distintas em cada camada. Em adição, existem vidros duplos com persianas internas, isto é, entre as camadas de vidro, estratégia positiva para controle de iluminação natural e privacidade.
Os resultados acústicos são mais eficientes quando comparados com os vidros comuns, uma vez que a camada de gás desidratado colabora para conter ondas sonoras com maior eficiência.Podem ser instalados como vedações, em janelas, portas e coberturas, apresentando aplicações interessantes em ambientes em que o silencio é exigido, como hospitais, laboratórios, teatros, bibliotecas e escolas.
Vantagens:
  • Alguns benefícios do sistema de vidro insulado são destacados a seguir:
  • Privacidade;
  • Aproveitamento da luz natural – bem como controle de luminosidade;
  • Isolamento térmico;
  • Isolamento acústico;
  • Alta durabilidade.
  • Combinação entre propriedades distintas dos vidros (usando vidros de tipologia diferente em cada camada), exemplo disso é a conjugação entre vidros temperados – maior resistência – e laminados – maior isolamento térmico e acústico.
  • Permite a variação de acabamento, entre insulado e com cores – quando se aplica vidro colorido
2147-insulado-g.jpg
REDUÇÃO-DE-CALOR-CASA.jpg
ConcernedNegativeGuanaco-size_restricted

PAINEL DECORSOUND

É uma opção que atrela a decoração do ambiente com sua eficiência acústica. A linha Decorsound é da marca Isover e contém 16 cores disponíveis para painéis modulares absorventes – isto é, placas com medidas pré-determinadas em módulos. A absorção, dessa forma, acontece em função da lã de vidro – material absorvente – presente no interior do painel, revestida por tecido.
Tal composição colabora na absorção das múltiplas reflexões sonoras resultantes da propagação de um ruído em um dado ambiente. Isso pode ocorrer, por exemplo, por meio da fala, ocasionando um som refletido (eco), que interfere na compreensão e no conforto dos indivíduos desse espaço. Paralelamente a isso, reverberações em grande quantidade causam: redução da concentração das pessoas, irritação, fadiga, estresse e dificuldade em realização de tarefas.
Figure1-1.gif
isover_cartel_cores_decorsound_com_textu

POSSIBILIDADES DE CORES DOS PAINÉIS DECORSOUND - ISOVER

arq_70706.jpg.jpg
ConcernedNegativeGuanaco-size_restricted

PAINÉIS NA PRAÇA DAS ARTES - SP

Solucionando esses problemas, os painéis acústicos Decorsound absorvem parte da energia de ondas sonoras e evitam sua reflexão pelo ambiente. Além disso, como garantia de qualidade, a empresa utiliza o índice NRC – Noise Reduction Coefficiente – testando a capacidade de absorção das placas para as seguintes frequências: 250, 500, 1000 e 2000 Hz.
Vantagens:
  • Aumenta a qualidade sonora do ambiente, absorvendo ruídos indesejados;
  • Maior conforto acústico e redução de ecos;
  • Qualidade decorativa aos espaços onde são aplicados;
  • Flexibilidade de uso e de aplicação;
  • Acabamento estético do material – uso de junta seca;
  • Resistência ao fogo;
  • Sustentabilidade;
  • Facilidade de instalação – ocorre por meio de fita dupla face, a qual fixa o painel na superfície da parede;
  • Acabamento em 16 cores distintas, aliando as qualidades sonoras às visuais;
clapping-gif-clipart-42.gif.gif

Hertz Arquitetura / hertzarquitetura@gmail.com / © 2019 por Hertz Arquitetura​

Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos – ABRAVIDRO. Revista o Vidro Plano – Vidro de A a Z: vidro duplo (insulado). Disponível em: <https://abravidro.org.br/vidros/vidro-duplo-insulado/>, acesso em 01 de abril de 2019

AECWeb. Vidro duplo insulado. Recomendado para projetos que buscam o aproveitamento máximo da luz. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/prod/e/vidro-duplo-insulado_5356_37481>, acesso em 01 de abril de 2019

AECWeb. Espuma acústica. Desenvolvida para proporcionar conforto acústico, espuma minimiza o barulho indesejável em ambientes fechados. Disponível em: < https://www.aecweb.com.br/prod/e/espuma-acustica_19693_20163>, acesso em 01 de abril de 2019

Amplitude. Soluções acústicas LTDA. Espuma acústica Amplispuma. 2019. Disponível em: < http://www.amplitudeacustica.com.br/servicos/espuma-acustica/>, acesso em 01 de abril de 2019.

BOTARI, Alexandre; BOTARI, Janaina Conversani; TAKEDA, Inês Janete Mattoso; TAKEDA, Adalberto Koodi. Barreiras termo acústicas vegetais em espaços públicos abertos – o caso das praças do município de Umuarama – PR. XIII Safety, Health and Environment World Congress. 10 de julho de 2013, Porto, PORTUGAL. COPEC, 2013.

Decorsound. Beleza para os olhos e conforto para os ouvidos. Painéis acústicos. Produtos. Isover Saint-Gobain. Disponível em: <https://www.isover.com.br/produtos/paineis-acusticos/decorsound>, acesos em 07 de abril de 2019

REFERÊNCIAS:
design_diagram_01.jpg
  • Instagram - Black Circle
bottom of page