Hertz Arquitetura

Quem somos?
Hertz Arquitetura Acústica é uma página dedicada a informações acadêmicas e profissionais a respeito de construções arquitetônicas que visem conforto acústico e qualidade sonora a ambientes construídos, projetados para diversas funções, dentre elas: artísticas - como teatros e arenas - educacionais - museus, bibliotecas e escolas - residenciais e hospitalares. Com isso, nós, graduandos em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) iremos estudar e disponibilizar dados sobre esse tema, de maneira a auxiliar outros estudantes e profissionais da área.
Ana Karolyna de Melo Araújo
(graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UNIUBE)

Ana Karolyna de Melo Araújo, em sua graduação na faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Uberaba, envolveu-se com o estudo da acústica ao desenvolver seu Trabalho Final de Graduação pautado no projeto de uma escola infantil inclusiva. Logo, o espaço a ser construído dependerá, de maneira lúdica, de aspectos visuais - por meio do uso da cor - e sonoros para qualificar o aprendizado e proporcionar um ambiente educacional acessível a todos.
Ao propor em seu Trabalho Final de Graduação a requalificação urbana de uma área degradada do município de Conceição das Alagoas, Cirilo Lopes de Morais expande o conceito de acústica para além do ambiente construído. Analisando, paralelamente a isso, fenômenos urbanos e sociais, o estudante ainda reitera a importância do controle de ruídos em uma escala macro, adequando sua proposta - Terminal Rodoviário vinculado a espaços públicos e feiras livres - às estratégias acústicas de espaços urbanos.

Cirilo Lopes de Morais
(graduando em Arquitetura e Urbanismo - UNIUBE)

Giovanna Lara Silveira
(graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UNIUBE)
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba, Giovanna Lara Silveira traz, em seu Trabalho Final de Graduação, a proposta de uma arquitetura terapêutica, que possa, dessa forma, possibilitar o tratamento de dependências em álcool e em entorpecentes por meio de um Centro de Atenção Psicossocial. Para tal finalidade, é imprescindível ponderar as relações entre iluminação, cores e sons, responsáveis por causar sensações nos indivíduos e, consequentemente, reações psicológicas. Logo, o estudo da acústica é fundamental nesse processo.
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba, Mariana Fernandes Minaré estuda, em seu Trabalho Final de Graduação, a acústica voltada a projetos educacionais, propondo um anexo de uma Midiateca ao patrimônio da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, na cidade de Uberaba. Para isso, busca compreender, além de questões patrimoniais vinculadas ao restauro, como se estabelece o conforto acústico em ambientes de cunho cultural, objetivando a produção de espaços de qualidade.

Mariana Fernandes Minaré
(graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UNIUBE)

Nathália Tosta Santana
(graduanda em Arquitetura e Urbanismo - UNIUBE)
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Uberaba, Nathália Tosta Santana interessou-se pela acústica ao estudar o Cine São Luiz em seu Trabalho Final de Graduação. Esse cinema de rua da cidade de Uberaba, em estilo eclético, articula-se na malha urbana como um patrimônio descaracterizado em uso e em estilo. Assim, a estudante propõe o retorno de seu antigo uso e a complementação de seu programa por meio de novas atividades que se adequem às exigências acústicas desse espaço.
Hertz Arquitetura / hertzarquitetura@gmail.com / © 2019 por Hertz Arquitetura